Portugal 2020
Tecnogravura e o INEGI pretendem revolucionar os cilindros de impressão
Decorreu durante 2016 e 2017 um projeto I&D realizado pela Tecnogravura – Gravuras Metálicas S.A. em parceria com o INEGI, com o objetivo de desenvolver a tecnologia de produção de cilindros para a impressão por rotogravura.
O processo atualmente utilizado na Tecnogravura para revestimento dos cilindros é baseado na tecnologia de eletrodeposição que, além de envolver um processo demorado, desencadeia problemas ecológicos de tratamento de afluentes, que são de difícil resolução. Deste modo a tecnologia desenvolvida no projeto tem permitido alcançar ganhos de produção, no que respeita ao tempo e à flexibilidade do processo produtivo.
A Tecnogravura foi fundada em 1960 e tem como atividade a pré-impressão e gravação de cilindros para impressão por rotogravura. O conhecimento adquirido ao longo dos anos e os sucessivos investimentos em infraestruturas e sistemas avançados de produção permitem à empresa prestar atualmente um serviço completo, que incluí várias etapas da cadeia de valor, nomeadamente a pré-impressão, a construção de cilindros, a produção, a gravação e o controlo de qualidade da gravação dos mesmos.
O que é a rotogravura?
A tecnologia de rotogravura define-se pela sua elevada capacidade de impressão com alta resolução. São utilizados cilindros micro-perfurados que passam a tinta diretamente para o papel por pressão. Cada cilindro permite imprimir uma cor e consequentemente para a impressão de rótulos multicoloridos é necessário a utilização de conjuntos de vários cilindros. A sincronização, a precisão e os esforços desenvolvidos durante o processo de rotogravura elevam a fasquia técnica, onde o conhecimento aprofundado sobre os materiais e processos envolvidos na produção dos cilindros é fundamental.
